Do antivírus ao XDR: a cibersegurança evolui para enfrentar ataques mais complexos

Do antivírus ao XDR: a cibersegurança evolui para enfrentar ataques mais complexos

XDR é considerada a abordagem mais adequada para responder com eficiência à sofisticação dos ataques em um mundo cada vez mais conectado 

Ao longo dos anos, as ameaças cibernéticas se sofisticaram e obrigaram as estruturas de proteção a se reinventar. Com a pandemia que, do dia para noite, transformou o trabalho presencial em modo remoto, tanto empresas quanto pessoas ficaram ainda mais expostas e evoluir as estratégias de cibersegurança tornou-se prioridade. 

Numa grande organização, e-mails, sistemas e plataformas de nuvem são acessados por milhares de pessoas a todo o momento e, hoje em dia, de diversos dispositivos e locais diferentes, gerando inúmeras oportunidades de exploração. Um cenário que exige não apenas a identificação da ameaça e resolução do problema, mas também agilidade nas respostas aos ataques e uma estratégia eficiente de prevenção e melhoria contínua. 

E é neste ponto que XDR se destaca atualmente como uma abordagem inovadora, capaz de oferecer visibilidade completa da trajetória das ameaças, sendo possível identificar as vulnerabilidades existentes e obter informações completas para tomadas de decisões inteligentes, fechando portas e parando os ataques antes mesmo que eles aconteçam.

As transformações da cibersegurança até XDR

Para termos atualmente uma abordagem completa como XDR foi necessário percorrer um caminho de transformações na área da segurança da informação.

Anos atrás, o que prevalecia eram os antivírus em que, para ativar e bloquear os malwares existentes nas máquinas, bastava um clique.

Com a evolução dos ataques que se tornaram cada vez mais sofisticados e complexos, surgiu o conceito de EDR, uma estrutura que passou a oferecer uma visão mais ampla e completa da ação dos malwares e das execuções em andamento, nas máquinas, no momento da invasão.

A abordagem de EDR foi uma evolução importante, mas ainda aquém da complexidade que as ameaças adquiriam e da conectividade que crescia – e cresce – a passos largos.

Sua ação é capaz de identificar, por exemplo, se um ataque foi direcionado, qual o comportamento de risco e como bloqueá-lo. Mas, limita-se às máquinas.

Por outro lado, XDR surgiu com a visão de proteção integrada, incluindo não apenas as máquinas, mas também outras plataformas e estruturas como email, cloud e rede. 

Por isso, em XDR, D significa “detecção”, o R “resposta” e o grande diferencial está no X, que refere-se a qualquer fonte de dados, não somente o endpoint. Um importante processo em um mundo que ficou ainda mais conectado com trabalho remoto e, agora, híbrido.

Com a visibilidade total do processo dos ataques, os times de TI têm a capacidade de dar uma resposta rápida baseada em informações completas e usar cada tentativa de ataque ou – melhor ainda – teste de vulnerabilidade para fechar portas e melhorar suas defesas.

 Isso permite estabelecer novas estratégias de proteção, políticas que devem ser reforçadas e entender as vulnerabilidades de forma mais ampla.

Além disso, XDR oferece condições para uma estratégia de defesa mais inteligente em que é possível implementar contramedidas mais rápido que a evolução dos malwares, dando mais chances para que a sua organização esteja sempre um passo à frente dos ataques.

XDR é o único caminho?

Muitos analistas de mercado defendem que o EDR está morto e que o XDR é o futuro para gerar uma vantagem competitiva frente aos malwares mais avançados. Embora seja a abordagem mais inovadora, nem sempre pode ser aplicada de maneira imediata, e é preciso avaliar com cuidado qual a melhor estratégia diante das especificidades de cada negócio. 

Afinal, para aplicar o conceito de XDR de verdade, é preciso acelerar a maturidade de proteção de dados, e implantar as soluções e tecnologias que suportem essa visão ampla sem gerar gargalos importantes no negócio. 

Quer saber mais sobre esse conceito? Participe do webinar “Trellix: entenda o que é XDR de verdade”, dia 13/04 às 17h.

Nosso time de especialistas da Defcon1 irá apresentar as vantagens dessa estratégia, bem como compartilhar as novidades e últimas atualizações da Trellix divulgadas no Evolve Partner Summit 2022. É gratuito! 

Inscrições pelo link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_oxH4GmkTTaOdCoX8KTvpog